A polêmica em torno do valor da passagem de ônibus ganhou novo ingrediente nesta quarta-feira, depois que o vereador Luciano Guerra (PT) pediu acesso à cópia do contrato entre prefeitura e Associação dos Transportadores Urbanos (ATU). O parlamentar, que é líder da oposição, protocolou na Câmara de Vereadores o pedido do contrato entre a prefeitura e a ATU para a implantação do Sistema Integrado Municipal (SIM), viabilizado ainda em 2010. Agora, o ofício será encaminhado, via Legislativo, até o Gabinete do prefeito. A assessoria do prefeito terá até 30 dias para fornecer o material ao petista.
No entendimento do vereador, é preciso analisar se, de fato, o contrato está sendo cumprido tanto pelo poder público quanto pelas empresas ligadas ao consórcio. O parlamentar sustenta que é "importante começar essa discussão antes que seja aberta uma licitação do transporte público da cidade".
PSOl e Bloco de Lutas farão manifestação, nesta quinta-feira, na Praça Saldanha Marinho
Nsta quinta-feira, a partir das 13h30min, na Praça Saldanha Marinho, está previsto um ato contra a criminalização das manifestações e em repúdio ao aumento da tarifa. O ato é organizado por PSol, Bloco de Lutas e DCE da UFSM. O vice-presidente do PSol e integrante do Bloco de Lutas, Tiago Aires, acredita que é temerária a tentativa de alguns setores da sociedade em marginalizar as manifestações em público:
_ Essa é uma questão que preocupa a quem, de fato, busca manter a liberdade de expressão e de manifestação de todo cidadão.
"